.status-msg-wrap{display: none;}

sexta-feira, 7 de março de 2014

Participe da Olimpíada Brasileira de Astronomia

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos desde o 1o ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorrem totalmente dentro da sua própria escola e tem uma única fase, pois queremos minimizar o trabalho dos seus professores. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos nos processos e também os diretores escolares. Enviamos também, sempre que possível, vários materiais impressos com conteúdos relacionados aos conteúdos da OBA e ou da MOBFOG, os quais serão úteis, obviamente, para preparar os alunos para o ano seguinte.
        Os regulamentos da XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (XVII OBA) e o da VII Mostra Brasileira de Foguetes (VIII MOBFOG) estão em nossa home page www.oba.org.br no item “regulamento” e detalham todas as informações necessárias para a participação das Escolas, porém o primeiro passo é preencher a ficha de cadastro disponível no link “cadastro de escolas” até o dia 16 / 03 / 14, indicando nela um professor que será o responsável pela OBA e MOBFOG em sua Escola. Para ele enviaremos muitas outras informações, tais como, cartazes, sugestões de atividades práticas, etc e posteriormente provas, gabaritos, eventuais medalhas, certificados, etc. A Escola não precisa participar dos dois eventos, mas o cadastro é único para os dois eventos.
        A OBA e a MOBFOG são eventos altamente envolventes, pois o aluno quando se inscreve para participar acaba estudando voluntariamente muito mais os conteúdos da Olimpíada e da Mostra, logo, ele já é um ganhador, pois quem estuda está sempre ganhando. Por isso afirmamos que nesta Olimpíada todos são ganhadores e somente quem não participa não está ganhando. Até mesmo os professores acabam aprendendo um pouco mais durante os eventos quando inscrevem seus alunos para participarem da OBA e ou da MOBFOG, pois através das perguntas e respostas das provas eles também vão aprender, bem como através dos materiais didáticos que enviaremos, com as atividades práticas que vamos recomendar fazer e com a construção dos Foguetes.
        Sabemos que todos gostam de ganhar medalhas, por isso mesmo entregamos anualmente cerca de 33.000 medalhas entre os alunos participantes da OBA e 5.000 medalhas entre os participantes da MOBFOG. Esperamos aumentar estes números em 2014.
        Para que os alunos da sua Escola possam participar, é preciso convidar um dos seus professores para cadastrá-lo como o PROFESSOR REPRESENTANTE DA ESCOLA junto à Comissão Organizadora Nacional da OBA/MOBFOG, mas na falta deste voluntário, nada impede que o diretor ou coordenador pedagógico seja indicado como o representante da Escola.
A XVII OBA e a VIII MOBFOG ocorrerão na sexta-feira, dia 16 / 05 / 14 no horário mais conveniente para a sua Escola desde que a mesma esteja previamente cadastrada para este fim junto à Comissão Organizadora Nacional da OBA. As provas serão enviadas com duas ou mais semanas de antecedência para o Professor Representante da OBA na sua Escola, no endereço que ele escolher para receber as correspondências.
Os conteúdos das provas da XVII OBA serão aqueles tipicamente encontrados nos livros didáticos e relacionados no regulamento. Por isso, todos os alunos estão em condições de participar, não importando nenhum pouco se são alunos de Escolas públicas ou privadas. A OBA não envia material de apoio antes da Olimpíada, enviamos tais materiais somente em outubro e só para as escolas efetivamente participantes. No início do ano enviamos sim, sugestões de atividades práticas a serem feitas pelos alunos, bem como instruções básicas sobre como construir os foguetes.
Além dos alunos receberem certificados de participação, independente da nota obtida, todos os anos enviamos para as Escolas participantes um pacote contendo materiais impressos de Astronomia e ou de Astronáutica, além de materiais diversos.
Acreditamos que esta é uma forma de podermos contribuir com a permanente capacitação dos professores responsáveis pelo ensino destes conteúdos, aproveitando o natural interesse dos alunos pelas competições, embora não incentivemos isto entre alunos ou Escolas, pois não divulgamos as notas dos alunos em hipótese alguma.
Não temos dúvida nenhuma que ao final deste processo, todos seremos, de alguma forma, vencedores, pois, organizadores, professores, diretores e Secretarias de Educação estaremos contribuindo para difundir o conhecimento e os alunos por estarem adquirindo estes conhecimentos. Certamente estes são os motivos fundamentais da OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA e da MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES e não o de promover ou acirrar a competição entre os alunos ou entre Escolas.
Caso queira ver um pouco sobre o que saiu nos Jornais ou nas páginas eletrônicas sobre a OBA e ou MOBFOG, por favor, visite o link “OBA NA MÍDIA”, na página inicial de www.oba.org.br e verá milhares de matérias sobre estes eventos. Caso queira ver milhares de fotos dos alunos participantes da OBA ou MOBFOG veja nossa “galeria de fotos”, também em www.oba.org.br.

Atenção: Se sua Escola participou da XVI OBA em 2013 não precisa se recadastrar em 2014, e neste caso desconsidere esta email, pois o professor representante da OBA receberá uma correspondência específica sobre a XVII OBA e da VIII MOBFOG contendo os cartazes da OBA e MOBFOG bem como as orientações gerais, atividades práticas para serem feitas, etc. Se sua escola estava cadastrada para participar da XVI OBA em 2013, mas não participou, receberá também uma correspondência específica, aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário